Não basta somente a proporção para se desenhar um corpo humano com realismo, a simetria também é defundamental importância para que o desenho do corpo humano tenha semelhança entre os lados direito e esquerdo.
De um modo geral, o corpo humano não mantém exatamente as mesmas medidas de um lado e do outro; há pequena diferenças, muitas vezes imperceptíveis quando se olha, mas perceptíveis quando se mede.
No desenho, o eixo de simetria é representado por uma linha vertical que vai da cabeça, passando pelo nariz, até o espaço entre os pés, como mostra a figura nº2.
Figura 2 |
Volumes e Concavidades: Referem-se às formas do corpo; suas curvas, reentrâncias e relevos. No desenho, são as linhas sinuosas que o representam.
Figura 3 |
Com os braços abertos, a distancia entre a ponta dos dedos indicadores é igual a altura, da figura total, dos pés à parte superior da cabeça.
- A altura de 3 cabeças, situa-se o umbigo e 4 cabeças, situa-se o púbis.
- A distancia entre os ombros são de 2 cabeças para homens e 1 cabeça e meia para mulheres.
Proporção da Figura humana por Faixa Etária
Você pode iniciar os seus primeiros esboços do corpo humano seguindo essas fases ilustradas na figura abaixo, não esquecendo de iniciar com a proporção, usando a cabeça como seu módulo de medida.
Figura 5 |
- O HOMEM é largo de ombros e tem anca estreita;
figura 7 |
- A MULHER é estreita de ombros e larga de anca.
Figura 8 |
DESENHO DO CORPO EM MOVIMENTO
Baseando-se nas figuras anteariores que mostra como se deve desenhar um corpo humano seguindo corretamente suas proporções e simetria na posição ereta, o mesmo ocorrerá para desenhar o corpo humano em outras posições ou dando idéia de movimento como: correr, pular, dançar, etc. Veja os exemplos:
Observe que os bonecos da esquerda são os primeiros esboços. À direita estão as expansões volumétricas dos bonecos.
Voce pode notar que não será necessário retirar os pequenos circulos que representam ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelho e calcanhar. Em vez disso vc pode simplesmente conectar as articulçaões.
Como você pode ver esses desenhos assemelham-se aqueles bonecos de madeiras.
Se você poder encontrar um, use-o. Mas sabendo tirar essas configurações de sua mente, sem um boneco na frente de você, você estará em vantagem, pois poderá adquirir habilidade de desenhar mais livremente.
Detalhe: Este método também é bastante útil para configurações de análise de detalhes do corpo, por exemplo: Mãos e pés
Agora observe os exemplos abaixo e tente desenvolver os seus próprios bonecos, iniciando é claro pelos esboços de linhas e pequenos círculos.
VARIAÇÃO DO CORPO HUMANO
Os seres humanos vem de muitas variações. Por exemplo:
Para o desenhar o homem eu usei costela + músculo parte superior do trondo.
As vezes é mais fácil de tirar todo o volume antes de desenhar uma caixa torácica.
Se caso desejar que seus desenhos sejam avaliados, você pode fotografa-los ou scannear e enviar pra meu email leidanogueira@hotmail.com assim que avalia-los retornarei seu desenho.
Depois de muito treino com esses bonequinhos é hora de você ser mais ousado e desenhar modelos reais como modelos de revistas ou modelos vivos, como um amigo, seu irmão, mãe quem quiser posar pra você.
A técnica de desenhar um modelo vivo, é a mesma de bonequinho de madeira, veja o exemplo:
2 comentários:
Muito legal , eu não sabia desenhar corpo humano agora eu seii muito obrigado seu blog esta sendo muito bom pra min
Que Isso Eu estou aqui pra ajudar :)
Postar um comentário