OS SEGREDOS DE UM DOS MAIS FAMOSOS QUADROS DA HUMANIDADE VÃO ALÉM DO SORRISO
Por trás da mulher se esconderiam inúmeros mistérios sendo ela considerada, desde as culturas mais antigas, o mais engenhoso exemplar da espécie humana. Pensando nisso e nas recentes especulações em torno de um dos quadros mais famosos do mundo que retrata justamente uma mulher, podemos talvez dizer que o pintor renascentista Leonardo da Vinci também quisesse esconder segredos por trás da sua Gioconda.
As novas suposições em torno da Mona Lisa vêm de um pintor e designer gráfico americano que diz ter encontrado uma série de animais escondidos na pintura. Os achados seriam fruto de observação em ângulos diferentes aliadas a textos do próprio Leonardo da Vinci.
Segundo os estudos de Ron Piccirillo é possível enxergar um leão, um búfalo, um macaco e uma serpente ou crocodilo na tela. A observação dos animais em ângulo de 45° – como teria sido recomendado em texto pelo próprio Da Vinci como sendo a forma adequada de olhar uma obra de arte – aliada a outros escritos do pintor permitiriam dizer que o quadro pintado em 1519 seria uma espécie de representação da inveja.
Isso porque Da Vinci disse em escritos aleatórios, não necessariamente relacionados ao quadro, que para retratar a inveja um artista deveria fazer uso de alguns elementos nas suas obras como “lhe dar uma pele de leopardo, porque essa criatura mata o leão de inveja” (daí a existência do leão), ou expô-la de modo que seu cora
Os círculos representam os pontos nos quais os animais teriam sido achados: à esquerda, acima, estaria a cabeça de um leão; abaixo dele, a de um macaco. À direita da Gioconda, um búfalo.
Outros Quadros de Leonardo da vinte
0 comentários:
Postar um comentário